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Louco por motos

KAWASAKI POLICE

por Mário Sérgio Figueredo, em 23.12.08

Com o objetivo de "quebrar" a hegemonia da Harley Davidson no fornecimento de motocicletas para uso policial nos Estados Unidos, a Kawasaki projetou e começou a fabricar uma motocicletas especialmente desenvolvida para essa finalidade:

 

A KAWASAKI POLICE

 

As motocicletas destinadas ao uso policial, fabricadas pela Kawasaki foram produzidas a partir de 1975, passando por evoluções a cada modelo lançado, assegurando o conceito de "melhor motocicleta de uso policial do mundo", título que mantém até os dias de hoje.

 

KAWASAKI POLICE

 

Sua entrada no mercado foi feita com o modelo Z1-P, em 1975 (Kawasaki Z1 de 900 centímetros cúbicos) que se diferenciava do modelo civil da marca apenas pela adição de acessórios voltados ao uso policial.

 

Em 1976, com o aprimoramento do modelo, foi lançada a KZ900P, batizada de Kawasaki Police. Seu nome já evidenciava o uso a que se destinava.

 

Em 1977 a evolução prosseguiu e começaram a ser implementadas modificações mecânicas para melhorar a durabilidade e ciclística da motocicleta. Lançada a Kawasaki KZ900 "Special of Police" que contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da imagem da marca. Seu uso pela polícia americana passou a ser significativo com crescente substituição das pesadas Harleys policiais.

 

Em 1978 foi lançado o modelo definitivo, a Kawasaki Police KZ1000C que reunia todas as características exigidas para o trabalho policial e necessárias para desbancar a Harley Davidson do título de "única moto de polícia".

 

A partir de então, todas as motocicletas Kawasaki Police (KZP) saem de fábrica na versão "único cavaleiro", equipadas com pára-brisas, caixas laterais e bauleto, luzes de perseguição, giroflex retrátil e design que as diferenciavam do modelo similar civil da marca. Contam também com radiocomunicação, sirenes eletrônicas e gerador de energia de dupla capacidade em relação aos modelos civis. Sua ciclística foi trabalhada de forma a oferecer maior controle sobre a moto, permitindo sua pilotagem com apenas uma das mãos, dando condições do piloto utilizar-se da arma com o motocicleta em movimento.

 

Os pneus não foram esquecidos e para ela foram desenvolvidos modelos especiais de alta resistência, para uso em situações extremas, como a subida em meios-fios. Inicialmente esses pneus eram fabricados pela Dunlop mas devido à baixa qualidade destes, passaram a ser fabricados pela Metzeler que até hoje fornece pneus para as Kawasaki Police.

 


KAWASAKI POLICE

 

Breve resumo técnico (KZP)

 

Motor: 4 cil em linha, 4 tempos, DOHC.
Cilindrada: 998cc.
Partida: Elétrica.
Diâmetro x Curso: 69,4 x 66,0mm.
Relação de Compressão: 9,2:1.
Arrefecimento: Ar/óleo.
Carburador: BS34 x 4 Mikuni.
Ignição: Controle por Transistores (TCBI)
Câmbio: 5 marchas.
Chassi: Berço duplo, com aço para serviço pesado.
Inclinação/trilha: 27 graus/4,5 pol.
Suspensão dianteira: Garfo telescópico hidráulico de 38mm.
Suspensão traseira: Braço de balanço com dois amortecedores reguláveis.
Deslocamento da roda dianteira: 6,3 polegadas.
Deslocamento da roda traseira: 5,1 polegadas.
Pneu dianteiro: MN 90-18 4PR, tipo retenção especial.
Pneu traseiro: MN 90-18 4PR, tipo retenção especial.
Freios, dianteiro/traseiro: Disco hidráulico duplo / Disco.
Comprimento total: 90,2 pol.
Largura total: 35,2 pol.
Altura total: 61,4 pol.
Distância do chão: 6,3 pol.
Altura do assento: 30,7 pol.
Peso seco: 595 lbs.
Tanque de combustível: 4,0 gal.
Distância entre eixos: 60,4 pol.

 

(o texto a seguir foi retirado do site da Kawasaki) Por aproximadamente três décadas, a Kawasaki fornece motocicletas que satisfazem as necessidades especiais das agências de imposição da lei. Centenas delas através do país e do mundo dependem das motocicletas Kawasaki por sua alta durabilidade, confiabilidade a longo prazo e custos de manutenção competitivos. Montadas na Kawasaki Motors Manufacturing Corp., U.S.A., em Lincoln, Nebraska, a Police 1000 de 2002 continua seguindo esta tradição, com melhorias na sua engenharia e visual atualizado, planejadas para melhor atender às necessidades das agências de imposição da lei em qualquer lugar.

 

A Police 1000 tem motor de alta durabilidade de 998cc, arrefecido a ar e quatro cilindros em linha, especialmente regulado para proporcionar potência e torque excepcional de faixa média, ideal para todas as situações no trânsito. O tensionador de corrente de came automático, o sistema de lubrificação de serviço pesado e a precisa ignição equipada com transistores, melhoram a reputação do motor por sua baixa manutenção.

 

Montadas com exigentes padrões da Kawasaki Motors Manufacturing Corp., U.S.A., as máquinas Police 1000 atendem aos mais severos requerimentos de segurança e operação e ganharam a lealdade e respeito das agências de imposição da lei no mundo inteiro.