Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Louco por motos

Estradas fantásticas - Inversão de tráfego em Hong Kong

por Mário Sérgio Figueredo, em 18.02.11

Conhecendo um pouquinho da história de Hong Kong o leitor entenderá melhor o por que da necessidade dessa magnífica obra:

 

Para defender os interesses comerciais que a Inglaterra tinha na região asiática, em 1841 o exército inglês ocupou a ilha onde existe hoje a cidade de Hong Kong, tornando a região território inglês e criando um porto livre que funcionarva como um entreposto  comercial inglês.

 

Localização geográfica

 

A ocupação perdurou por 156 anos, até que em julho de 1997 o território foi devolvido ao governo chinês. Por causa dessa ocupação a ilha foi desenvolvida dentro dos costumes ingleses, o que inclui a mão de direção invertida, ou seja, o motorista fica no lado direito do veículo e os mesmos trafegam pela esquerda da via, o oposto da nossa, o que conhecemos aqui como "mão inglesa".

Ponte inversora de tráfego

 

Como em toda a região nos arredores da ilha prevalece a mão de tráfego tradicional, como conhecemos, as estradas que ligam o continente à ilha, em algum momento tem que propiciar a inversão da mão de tráfego. Para que isso ocorra de forma normal foram criadas algumas "pontes inversoras de tráfego" onde o motorista entra trafegando pela mão direita e sai do outro lado trafegando pela mão esquerda da via.

Vista aérea que dá uma dimensão exata da obra