Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Louco por motos

Estradas fantásticas - Serra do Rio do Rastro

por Mário Sérgio Figueredo, em 15.03.11

A Serra do Rio do Rastro está localizada no sul do estado de Santa Catarina. É cortada pela rodovia SC-438, onde se tem uma espetacular vista da serra. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no trecho entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, a mais de 1460 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma estonteante visão, capaz de tirar o fôlego de qualquer mortal.


Vista aérea da parte mais sinuosa da SC-438

 

O percurso da rodovia SC-438 é caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques, ótimos locais para desfrutar a paz proporcionada pela natureza. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa, com varíos tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, de macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, que são animais comuns numa mata atlântica preservada. Também há uma avifauna composta de aguias chilenas, tiês-sangue, tucanos, araras, papagaios etc. (Fonte: Wikipédia)

 

Sequência de curvas fantásticas

 

Em certa ocasião penoitei na cidade de São Joaquim (SC) e à noite, umas 21 horas, desci do quarto para tomar um ar. Sentei-me em uma das cadeiras que tinham na frente do hotel e comecei a conversar com um senhor septuagenário que trabalhava como guardião do hotel no período da noite/madrugada, enquanto tomávamos chimarrão.

Contou-me ele que quando mais novo era tropeiro com mulas, e fazia o transporte de víveres da capital até o planalto através de uma trilha onde mal passava uma mula de cada vez - não raro, contou ele, perdia-se alguns animais que tropeçavam ou escorregavam, caindo no precipício, morrendo e perdendo a preciosa carga - essa trilha hoje é a SC-438, que nos oferece uma sequência de curvas fantásticas na subida/descida da montanha.

 

Localização

 

Ao viajar pelo Sul, programe sua viagem para passar por essa serra, seguramente valerá a pena.

 

1 comentário

Comentar post