Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Louco por motos

Estradas Fantásticas - Lyserbotn Road

por Mário Sérgio Figueredo, em 04.06.11

Lyserbotn Road com o Fiorde de Lyserbotn

 

A geografia no Norte da Noruega, é bastante peculiar pela existência de grande quantidade de fiordes, que são golfos profundos e estreitos, de extensa penetraçao terra adentro, encontrado principalmente nos países escandinavos, banhados pelo Mar do Norte e Mar da Noruega.

 

Um desses fiordes, o que vamos falar aqui é o Fiorde Lysebotn que adentra ao território norueguês por 40 km, onde em seu ponto mais profundo existe um povoado que leva o mesmo nome do fiorde, local de construção da usina hidroelétrica de Tjodan, inaugurada em 1984.

 

As obras da usinas exigiram a construção de uma estrada para o envio dos materiais necessários à mesma e o escoamento das pedras geradas pela grande escavação. Então, no período de 1953 - 1964 a estrada foi construida ligando o alto da montanha até o nível do mar, o que representa um desnível de 950 metros. Até então o acesso ao vilarejo de Lyserbotn só era possível através da navegação pelas águas do fiorde, o que encarecia de sobremaneira o custo de vida local.

 

A construção da estrada de 30 km serra abaixo criou um acesso fácil ao lugar, que foi rapidamente descoberto pelos turistas que visitam aquele paraíso em números que chegam a 100.000 por ano, lembrando que pela proximidade com a calota polar Ártica, durante grande parte do ano a estrada fica coberta de neve, o que interrompe o tráfego nos meses de dezembro a abril. Além da inúmeras curvas, o ponto alto do passeio é a travessia do Túnel Lyse, que a exemplo da estrada é recheado de curvas internas.

 

Se você ainda não teve a oportunidade de ir lá pessoalmente, desça virtualmente a serra de moto no vídeo abaixo - são 8 minutos que valem a pena pois contempla inclusive a travessia do túnel Lyse.

 

Descendo a serra até Lyserbotn. atenção para o túnel

 

Localização geográfica.

 

 

Bem próximo ao ponto mais alto dessa estrada fica o caminho para o Púlpito de Rocha (preikestolen), que já falei em post anterior neste blog.

 

Relembre:  PREIKESTOLEN, o púlpito de rocha

 

1 comentário

Comentar post