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Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008
Entenda o câmbio CVT

 

Cada vez com mais frequência estamos lendo sobre ou ouvindo alguém falar de um tal de CÂMBIO CVT, Você sabe o que é isso?  Se não sabe, agora vai ficar sabendo:

 

O que é o câmbio CVT

 

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

 

A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

 

No mercado brasileiro temos o Honda Fit, Nissan Sentra, os Mercedes Classe A e B, os Audi A4 e A6, as motocicletas (scooters e cubs) Burgman 400 e Yamaha Neo, todos equipados com o câmbio CVT.

 

O que diferencia um câmbio automático do manual?

 

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

 

Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

 

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

 

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

 

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão e a polia conduzida fosse a coroa da moto.

 


Clique na figura e veja uma animação do câmbio CVT em funcionamento

 

Clique no link abaixo e baixe um vídeo que mostra com detalhes o funcionamento do câmbio CVT (contribuição Carlos Kelm)

http://www.obvio.ind.br/ZF%20CVT%20-%20how%20it%20works.wmv

 

Cronologia do Câmbio CVT em automóveis

  • 1490 - Da Vinci faz um esboço de uma transmissão contínua variável sem degraus.
  • 1886 - registrada a primeira patente de CVT toroidal.
  • 1935 - Adiel Dodge recebe a patente da CVT toroidal.
  • 1939 - introduzido o sistema de caixa totalmente automática baseado em engrenagens planetárias.
  • 1958 - Daf (da Holanda) fabrica um carro com câmbio CVT.
  • 1989 - o Subaru Justy GL é o primeiro carro vendido nos EUA com câmbio CVT.
  • 2002 - o Saturn Vue com uma CVT estréia; é o primeiro Saturn que oferece tecnologia CVT.
  • 2004 - a Ford começa a oferecer uma CVT.

 


sinto-me: Feliz

publicado por Mário Sérgio às 22:53
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20 comentários:
De Carlos CC a 30 de Outubro de 2008 às 11:25
sensacional mário.

aqui vai um gif do funcionamento, não sai se funciona na página.
http://autoblog.jrmania.com.br/wp-content/uploads/2008/06/cvt.gif

já sabia do funcionamento do CVT, mas estava lendo agora e matutando o alto consumo da burgman talvez possa ser corrigido trocando a mola que recebe a força e transmite a escala da relação por uma mais macia, os giros vão ficar mais baixos.

se bêm que desconheço como é exatamente o funcionamento do CVT da burgman 125



De Mário Sérgio a 30 de Outubro de 2008 às 13:22
Foi esse gif que usei.

É só clicar na figura do blog que ele abre animado, mostrando o funcionamento da correia e das polias.

Obrigado


De Carlos a 30 de Outubro de 2008 às 13:56
Neste endereço (http://www.obvio.ind.br/index2.asp), além de uma matéria muito interessante sobre o Óbvio, um veículo brasileiro criado pelo Anísio Campos (o mesmo do Puma), no finalzinho da página tem um link para baixar imagens do Cambio CVT ZF original, não desenho, funcionando. Muito bom
Carlos Kelm


De Mário Sérgio a 30 de Outubro de 2008 às 14:58
Valeu Carlos

Obrigado pela dica. O link do vídeo já foi adicionado na página.

Muito bom vídeo, que mostra o funcionamento do CVT de diversos ângulos.


De luiz a 31 de Agosto de 2009 às 14:54
muito boa reportagem e filme


De Bruno a 4 de Fevereiro de 2010 às 11:51
Olá Mário , muito boa a reportagem do cambio CVT , parabéns.
Gostaria de saber se vc recomenda alguma mecânica para concertar o meu cambio CVT de um Honda fit 06/07.
Fico no aguardo .
Se possível , responder em meu email

Obrigado


De Mário Sérgio a 6 de Fevereiro de 2010 às 20:13
Olá Bruno

Primeiramente, só poderia te ajudar se você for de Curitiba. Conheço sim uma oficina mais em conta para conserto de câmbios automáticos e CVT.

Segundamente, preciso saber seu e-mail para poder entrar em contato.

Abraços


De milton b. moura a 19 de Fevereiro de 2010 às 15:53
boa tarde tenho um honda fit e gostaria de saber como que faço para trocar a corrente metálica do cãmbio CVT existe a possibilidade se existe favor passar o email. ou tel. para que possa entrar em contato muito obrigado desde já agradeço.


De João a 18 de Agosto de 2011 às 21:08
Mário primeiramente parabéns pelo video. Você poderia me ajudar tenho um Honda Fit 2003/2004 cambio CVT comprei a um mês com defeito achando que era os coxim do motor e cambio troquei más continua com uma vibração muito forte na saída frente e ré principalmente na saída em ladeira depois ele anda normal vc sabe me dizer o que deve ser?
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Mário primeiramente parabéns pelo video. Você poderia me ajudar tenho um Honda Fit 2003/2004 cambio CVT comprei a um mês com defeito achando que era os coxim do motor e cambio troquei más continua com uma vibração muito forte na saída frente e ré principalmente na saída em ladeira depois ele anda normal vc sabe me dizer o que deve ser? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>sera</A> que é o ( modulo ou atuador hidráulico ou ...) obrigado no aguardo, João.


De daniel a 15 de Março de 2010 às 18:00
boa tarde,
gostaria de saber se com o cambio cvt não existe a quantidade de marchas e por que?!? não se fala em números ?!? me tire essa duvida muito obrigado!!!
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boa tarde, <BR>gostaria de saber se com o cambio cvt não existe a quantidade de marchas e por que?!? não se fala em números ?!? me tire essa duvida muito obrigado!!! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>daniel</A> neto


De Mário Sérgio a 28 de Abril de 2010 às 14:49
Prezado Daniel

Se você observar no vídeo, verá o trabalho das polias que abrem e fecham gerando um escalonamento contínuo de transferência de força e velocidade. Não existem degraus de marchas porque não existem engrenagens. Poderíamos dizer que a cada movimentação das polias seria uma nova marcha e assim teríamos milhares delas.

Espero ter conseguido explicar.

Abraços


De cortes a 21 de Abril de 2010 às 11:12
Muito obrigado pela excelente explicação, fiquei de boca aberta com a qualidade do video e o funcionamento do câmbio.


De Renato a 11 de Novembro de 2010 às 00:31
Ok, agora a pergunta estúpida do dia :
Quando se está descendo uma estrada , vamos considerar uma serra, normalmente usamos o câmbio para limitar a velocidade, segurando o motor (descendo engatado ) com o câmbio automático dos carros existe um sensor de inclinação no veículo e também pode ser usado o c^mbio manual para limitar as marchas.
Como funciona isto no CVT ? tipo : quanto mais aumenta velocidade maior fica a relação ( mais leve ) ? não dá para usar freio motor ?


De João Marcos a 18 de Agosto de 2011 às 22:03
Mário primeiramente parabéns pelo video.Você poderia me ajudar tenho um Honda Fit 2003/2004 cambio CVT comprei a um mês com defeito achando que era os coxim do motor e cambio troquei más continua com uma vibração muito forte na saída frente e ré principalmente na saída em ladeira depois ele anda normal vc sabe me dizer o que deve ser?
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Mário primeiramente parabéns pelo video.Você poderia me ajudar tenho um Honda Fit 2003/2004 cambio CVT comprei a um mês com defeito achando que era os coxim do motor e cambio troquei más continua com uma vibração muito forte na saída frente e ré principalmente na saída em ladeira depois ele anda normal vc sabe me dizer o que deve ser? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>sera</A> que é o ( modulo ou atuador hidráulico ou ...) obrigado no aguardo, João.


De Mário Sérgio a 20 de Agosto de 2011 às 21:12
Olá João Marcos

Lamento não poder ajudá-lo pois não tenho conhecimentos tão profundos para poder diagnosticar o problema que você relatou.

Sugiro que o caso seja analisado por uma concessionária do seu veículo, acredito que eles resolverão o seu problema.

Abraços, Mário Sérgio


De Antonio R Moraco a 30 de Agosto de 2011 às 23:29
Você já trocou o óleo do câmbio.
Este câmbio necessita trocar o óleo a cada 60.000 km.
Tenho um que estava com uma trepidação quando não estava no N.
Com a troca do óleo, o problema foi sanado


De Mário Sérgio a 8 de Setembro de 2011 às 02:36
Olá Antonio

Dentro do câmbio CVT não vai óleo, apenas a correia. Óleo é só no motor.

Abraços, Mário


De Alexandre a 18 de Abril de 2012 às 19:10
Tem óleo no cambio, sim.


De jose leandro do c. soza a 13 de Setembro de 2012 às 02:31
tenho fit 2005 cvt que fica arranhando na D quando ligo o ar como se quizese trava as vesses se desliga o q. pode ser


De Mário Sérgio a 13 de Setembro de 2012 às 04:40
Sugiro você procurar uma concessionária Honda. Somente um bom mecânico poderá analisar esse conjunto de defeitos que seu carro vem apresentando.

Abraços, Mário Sérgio


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