Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BLOG DO MÁRIO

Neste blog eu posto de tudo um pouco, prezando sempre por assuntos que despertam interesse do leitor, evitando assuntos polêmicos como política, religião e futebol. Boa leitura! Eu sei que você vai curtir.

BLOG DO MÁRIO

Neste blog eu posto de tudo um pouco, prezando sempre por assuntos que despertam interesse do leitor, evitando assuntos polêmicos como política, religião e futebol. Boa leitura! Eu sei que você vai curtir.

28
Out08

"Conversando" com sua moto

Mário Sérgio Figueredo

Esse papo é para o pessoal que está começando agora na vida motociclística e não conhece alguns macetes que facilitam a convivência com nossas queridas motos.

Navegando numa comunidade do Orkut dias atrás, entrei num tópico em que um motociclista pedia ajuda, dizendo que a corrente da sua moto estava esticando e afrouxando à medida que a roda girava, provocando ruído excessivo no conjunto de tração.

Lendo os demais posts, deu para sentir que o pessoal não entendia exatamente qual era a mensagem que a moto estava mandando para o piloto, portanto vou falar um pouquinho disso:

A motocicleta está pemanentemente se comunicando com seu dono, mas como ela não fala, faz isso mandando mensagens sonoras e tácteis, que indicam a hora de trocar um ou outro compomente. Cabe ao seu dono interpretar essas mensagens e atender seu pedido prontamente, evitando dessa forma que os problemas mecânicos se agravem, acarretando gastos extras e desnecessários.

Para avisar que as pastilhas estão desgastadas o freio passa e emitir sons inconfundíveis e torna-se borrachudo, as válvulas emitem um som metálico que evidenciam a hora da regulagem, a corrente de comando idem, e não é diferente com o carburador, que adquire uma "tosse" incômoda, passando a consumir combustível acima do normal. Estas são algumas formas da motocicleta nos avisar que está na hora de trocar algum componente ou precisando de limpeza e regulagens no carburador.

Hoje vamos falar especificamente sobre o conjunto de transmissão ou de tração, a CORRENTE, COROA e PINHÃO.

Quando esses componentes estão chegando no final da sua vida útil, a corrente passa a emitir um ruído mais alto que o normal, provocado pela dificuldade dos dentes da coroa e pinhão de se encaixarem nos elos da corrente. Outro sintoma que indica a hora da troca é o constante "estica e solta" da corrente, facilmente percebido movimentando-se a roda trazeira com a mão. Percebe-se que a corrente ora fica frouxa e logo em seguida fica tensionada além do aceitável.

Isso acontece porque o uso provoca desgaste irregular na circunferência da coroa e do pinhão, tornando esses componentes levemente "ovalados", coisa de décimos de milímetros, imperceptível a olho nú, mas que provoca esse efeito incômodo. Quando chega nesse ponto de desgaste é indicada a troca imediata do conjunto pois esse tensionamento exagerado provoca uma sobrecarga no eixo do pinhão, que pode acarretar danos sérios à caixa de câmbio, ou mesmo o rompimento da corrente, o que pode trazer consequências seríssimas decorrentes do travamento da roda trazeira pela corrente arrebentada. É tombo feio na certa.

Outro fator gerador de ruído na corrente é o desalinhamento da roda em relação à balança, ou seja, o pinhão e a coroa foram projetados para trabalhar em alinhamento perfeito. Quando a instalação da roda trazeira é feita desalinhando a coroa, a corrente passa a sofrer um esforço lateral atípico, para o qual não foi projetada, e isso abrevia sensivelmente a sua vida útil.

Portanto, sempre que for fazer a lubrificação semanal da corrente da moto, deixe a roda trazeira livre e gire-a com a mão, observando atentamente se não está ocorrendo o efeito "estica e solta" e aproveite para verificar se a roda trazeira está alinhada perfeitamente em relação à balança - veja se o espaço entre o pneu e o braço da balança é o mesmo em ambos os lados. Não confie muito nos pontos de ajuste do tensionador da corrente.

Esse procedimento simples irá prolongar a vida útil do seu equipamento.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D