"Conversando" com sua moto
Esse papo é para o pessoal que está começando agora na vida motociclística e não conhece alguns macetes que facilitam a convivência com nossas queridas motos.
Navegando numa comunidade do Orkut dias atrás, entrei num tópico em que um motociclista pedia ajuda, dizendo que a corrente da sua moto estava esticando e afrouxando à medida que a roda girava, provocando ruído excessivo no conjunto de tração.
Lendo os demais posts, deu para sentir que o pessoal não entendia exatamente qual era a mensagem que a moto estava mandando para o piloto, portanto vou falar um pouquinho disso:
A motocicleta está pemanentemente se comunicando com seu dono, mas como ela não fala, faz isso mandando mensagens sonoras e tácteis, que indicam a hora de trocar um ou outro compomente. Cabe ao seu dono interpretar essas mensagens e atender seu pedido prontamente, evitando dessa forma que os problemas mecânicos se agravem, acarretando gastos extras e desnecessários.
Para avisar que as pastilhas estão desgastadas o freio passa e emitir sons inconfundíveis e torna-se borrachudo, as válvulas emitem um som metálico que evidenciam a hora da regulagem, a corrente de comando idem, e não é diferente com o carburador, que adquire uma "tosse" incômoda, passando a consumir combustível acima do normal. Estas são algumas formas da motocicleta nos avisar que está na hora de trocar algum componente ou precisando de limpeza e regulagens no carburador.
Hoje vamos falar especificamente sobre o conjunto de transmissão ou de tração, a CORRENTE, COROA e PINHÃO.
Quando esses componentes estão chegando no final da sua vida útil, a corrente passa a emitir um ruído mais alto que o normal, provocado pela dificuldade dos dentes da coroa e pinhão de se encaixarem nos elos da corrente. Outro sintoma que indica a hora da troca é o constante "estica e solta" da corrente, facilmente percebido movimentando-se a roda trazeira com a mão. Percebe-se que a corrente ora fica frouxa e logo em seguida fica tensionada além do aceitável.
Isso acontece porque o uso provoca desgaste irregular na circunferência da coroa e do pinhão, tornando esses componentes levemente "ovalados", coisa de décimos de milímetros, imperceptível a olho nú, mas que provoca esse efeito incômodo. Quando chega nesse ponto de desgaste é indicada a troca imediata do conjunto pois esse tensionamento exagerado provoca uma sobrecarga no eixo do pinhão, que pode acarretar danos sérios à caixa de câmbio, ou mesmo o rompimento da corrente, o que pode trazer consequências seríssimas decorrentes do travamento da roda trazeira pela corrente arrebentada. É tombo feio na certa.
Outro fator gerador de ruído na corrente é o desalinhamento da roda em relação à balança, ou seja, o pinhão e a coroa foram projetados para trabalhar em alinhamento perfeito. Quando a instalação da roda trazeira é feita desalinhando a coroa, a corrente passa a sofrer um esforço lateral atípico, para o qual não foi projetada, e isso abrevia sensivelmente a sua vida útil.
Portanto, sempre que for fazer a lubrificação semanal da corrente da moto, deixe a roda trazeira livre e gire-a com a mão, observando atentamente se não está ocorrendo o efeito "estica e solta" e aproveite para verificar se a roda trazeira está alinhada perfeitamente em relação à balança - veja se o espaço entre o pneu e o braço da balança é o mesmo em ambos os lados. Não confie muito nos pontos de ajuste do tensionador da corrente.
Esse procedimento simples irá prolongar a vida útil do seu equipamento.
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